Cinema no Museu do Douro — PESO DA RÉGUA Janeiro a Agosto de 2016
Passagens são sessões que têm como objetivo apresentar o trabalho de cineastas emergentes residentes em Portugal em conversa com o seu trabalho noutros dispositivos visuais. A visão deste projeto passa por criar condições para que os artistas e coletivos possam desenvolver e apresentar o seu trabalho de forma livre, recorrente e com condições que lhe permitam evoluir num ecossistema de partilha e numa ótica de exercício. Foca-se a importância da experimentação e apresentação fora dos espaços institucionais existentes que muitas vezes não lhe são alcançáveis.
A nossa proposta explora a figura do cineasta como artista multidimensional, convocando-o para uma sessão assente em três medias distintos: uma mostra de curtas-metragens autorais; uma exposição/instalação e a edição de uma publicação. A ideia passa por desafiar os convidados a transcenderem-se, explorando outros media, de forma enquadrada com a temática da proposta inicial para sessão de cinema.
Pedro Antunes (1995, Lisboa) licenciou-se em Som e Imagem pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha em 2017. Frequentou o curso de Cinema e o foi bolseiro do Curso Avançado de Artes Plásticas no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual. Em contexto académico, realizou e produziu três curtas-metragens: “Entropia”, “Púrpura” e “Test Room”, exibidas em
festivais como o Edinburgh IFF, Curtas Vila do Conde, Doclisboa e Queer Lisboa. Desde 2017, trabalha em produção para cinema e colabora frequentemente com artistas plásticos na área do video.
Filme apresentado:
Apresentação de 3 curtas;
Instalação;
Lançamento de uma zine do artista.
Curadoria/produção: João Ramos